domingo, 19 de abril de 2009

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Dentro das paredes da nossa casa pode acontecer a violência doméstica.A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, de forma silenciosa.Trata-se de um problema que pode acontecer com ambos os sexos e não costuma obedecer a nenhum nível social, económico, religioso,etc..como poderiam pensar alguns.A sua importância é relevante sob dois aspectos; primeiro, devido ao enorme sofrimento passado pelas suas vítimas, muitas vezes silenciosas e, em segundo, porque a violência doméstica pode impedir o ndesenvolvimento físico e mental da vítima.Podemos distinguir diferentes formas de violência doméstica:
-a violencia fisica: é o uso da força com o objectivo de magoar, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros ou chapadas, agressões com diversos objectos e queimaduras por objectos ou líquidos quentes. Quando a vítima é criança, além da agressão activa e física, também é considerado violência os factos de omissão praticados pelos pais ou responsáveis.O abuso do álcool é um forte agravante da violência doméstica física,é um estado onde a pessoa que bebe se torna extremamente agressiva, às vezes nem se lembra com detalhes do que fez durante essas crises más.
-a violencia psicológica: as ameaças de agressão física (ou de morte), bem como as crises de quebra de utensílios, mobílias e documentos pessoais também são consideradas violência emocional, pois não houve agressão física directa. Quando o(a) cônjuge é impedida(a) de sair de casa, ficando trancado(a) em casa, também se constitui em violência psicológica, assim como os casos de controlo excessivo.
-Violencia verbal: alguns agressores verbais dirigem-se contra outros membros da família, incluindo momentos quando estes estão na presença de outras pessoas estranhas ao lar.A violência verbal existe até na ausência da palavra, ou seja, até em pessoas que permanecem em silêncio. O agressor verbal, vendo que um comentário ou argumento é esperado para o momento,cala-se, sendo que assim esse silêncio magoa mais do que se tivesse falado.
Violência doméstica é a violência praticada dentro de casa, usualmente entre parentes (marido e mulher). Inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra as crianças, violência contra a mulher e contra o homem, maus-tratos contra idosos, e a violência sexual contra o parceiro.

Mélanie Gonçalves, 11.ºCHLH

Sem comentários: