domingo, 22 de novembro de 2009

REFLEXÕES DA JOANA SOBRE O TESTE DE PORTUGUÊS E AS VIAGENS TURÍSTICAS ATÉ À LUA


O MEU TEXTO DA PROVA ESCRITA DE PORTUGUÊS: VIAGENS ESPACIAIS!

Na primeira prova escrita de Português, fiquei surpreendida com o tema da composição. Inicialmente, não sabia o que escrever quando me deparei com o seguinte "Num texto bem estruturado, com um mínimo de duzentas (200) e o máximo de trezentas (300) palavras, elabora uma reflexão sobre a exploração das viagens espaciais com fins lucrativos, num futuro que se adivinha cada vez mais próximo.”
Para fundamentar o seu ponto de vista, recorra, no mínimo, a dois argumentos, ilustrando cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo."
Sempre tive o vício de no início dos testes de Língua Portuguesa, após receber o enunciado, ler o tema da composição, e vou ser sincera, nunca me senti tão em branco como com o tema deste teste. Enquanto fazia o resto das perguntas, pensava sempre no que havia de escrever, mas nada me passava pela cabeça, não me sentia nada à vontade para falar sobre explorações das viagens espaciais. Era um tema que não me interessava muito e para além disso tinha a cabeça noutro lugar, o meu namorado estava doente e eu não conseguia "atingir" a concentração de que necessitava naquele momento. Mas mesmo com todos estes percalços, gostei do resultado da minha composição, e por isso decidi colocá-la aqui:

“ Com a evolução constante em que o mundo se encontra é cada vez mais fácil realizar um sonho, que há cerca de cinquenta anos atrás ou talvez mais parecia impossível. Para que isto aconteça basta que as pessoas tenham uma boa situação financeira e tudo se torna possível!
Ir a Lua, por exemplo, há alguns anos atrás, era algo impensável, hoje em dia já se encontram vários milionários inscritos para fazerem uma viagem a este satélite.
Mas há coisas que não entendo. Como pode alguém ser tão egoísta e pensar apenas em si próprio, ir gastar imenso dinheiro para realizar uma viagem caríssima e não pensarem em ajudar as pessoas que todos os dias morrem com fome ou com doenças, porque não têm dinheiro para os tratamentos ou medicamentos? Não sei como pode haver pessoas tão cruéis que não se preocupam com os outros, nem com os problemas que preocupam a humanidade!
É incrível como hoje em dia o dinheiro compra tudo e permite a realização até das coisas mais incríveis!...
Não tarda muito, e até serão feitas construções em Marte, e/ou na Lua, e as pessoas que têm possibilidades começarão a ir passar férias, gastando imenso dinheiro.
Para mim, poder fazer uma viagem à Lua é um grande sonho, mas como não sou milionária e não posso realizar esta viagem, faço como o Fernando Pessoa ortónimo, sonho, deixo que a minha imaginação voe ate lá, permitindo que a minha alma vá ate à Lua, e um dia, quando for rica, como já fiz essa viagem em sonhos, ajudarei quem precisa.”
PUBLICADA POR JOANA, 12.ºBCT 10/NOVEMBRO/2009

Vai ao espaço da Joana do 12.ºBCT: http://www.mundodasfantasias.blogspot.com

1 comentário:

J. B. disse...

Olá Joana.
Fantástico o teu texto. Eu nao diria melhor...
Aliar um tema que não era fácil ao Ortónimo foi simplesmente genial. Tens uma capacidade de escrita muito boa, que rareia por aí...
Fico à espera de outros textos teus.
Abraços
Até breve!
J.B.