terça-feira, 1 de dezembro de 2009

QUE ACONTECIMENTO SE COMEMORA HOJE?


Pois é, meus amigos... Aposto que nem todos sabem...
Para que não restem dúvidas e não façamos "figurinha triste" como fez há dias uma "doutíssima" figura brasileira chamada Maité Proença, aqui vai o meu modesto contributo...

A Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança.

D. Sebastião, um rei jovem e aventureiro, quis conquistar o Norte de África, lutando contra os mouros. Na batalha de Alcácer Quibir, no Norte de África, os portugueses foram derrotados e D. Sebastião "desapareceu". O desaparecimento de D. Sebastião (1557-1578) na batalha de Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica.
Nas Cortes de Tomar de 1581, Filipe II de Espanha é aclamado rei, jurando os foros, privilégios e mais franquias do Reino de Portugal. Durante seis décadas, Portugal ficou privado de rei natural, designando-se este período por "domínio filipino".

Apesar de sermos um Povo de brandos costumes, sempre tivemos alguma antipatia para com "nuestros hermanos"... E como de Espanha "nem bom vento, nem bom casamento" (diz o povo, com ou sem razão...), um sentimento profundo de autonomia começou a crescer e foi consumado na revolta de 1640, na qual um grupo de conspiradores da nobreza aclamou o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV (1640-1656), dando início à quarta Dinastia – Dinastia de Bragança.

Esclarecidos? Ora ainda bem... Fico satisfeito...
Até breve!
J.B.


3 comentários:

Joana disse...

Muito mais exclarecida sem duida! Sabia o dia que hoje se comemora hoje, mas sinceramente desconhecia a parte historica, é que historia nunca foi muito comigo :)
Joana

aseret disse...

Joaninha
Eu, a sua professora de Português, desde já lhe digo e afianço com roda a certeza que ao não corrigir os erros de expressão verá a sua nota do 1.ºperíodo com descontos proporcionais à quantidade de erros que vi no comentário!
Assim, 5X: esclarecida, sem dúvida,Histórica,História.
Grata pela colaboração, sabendo que o Dr. J.B. partilha da minha preocupação consigo.
Pro.ªTeresa

Joana disse...

Professora, eu prometo começar a escrever com acentos também na internet, quando escrevo em folhas por norma escrevo correctamente e sem dar muitos erros. Mas a partir de agora vou estar mais atenta ao que escrevo :) E em relaçao a dúvida, foi mesmo distração, não reparei que não tinha ficado o v.
Beijinhos Joana